JESUS PURIFICA – Mateus 8:1-4


“E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E eis que veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho”.

Jesus descia da montanha e uma grande multidão o acompanhava. Eis que se apresentou de joelhos diante dEle, em espírito de adoração, um homem que tinha lepra. E este disse a Jesus: “Senhor, sei que se quiseres me curar, Tu podes”. Jesus olhou para ele com Seu olhar de misericórdia, tocou-lhe e disse-lhe: “quero, sê limpo”. Imediatamente o homem foi curado. Então, Jesus lhe advertiu que a ninguém comentasse o que lhe ocorrera, mas que devia se apresentar ao sacerdote com a oferta estipulada por Moisés, a fim de testemunhar o que Deus havia feito por ele.

Em qual monte se deu tal fato? Por que Jesus não quis que o homem curado divulgasse o que lhe havia ocorrido? Qual era a oferta estipulada na Lei de Moisés? Esta narrativa nos leva, no mínimo, a estas reflexões, as quais estaremos tentando responder no decorrer deste texto. São questões relevantes, uma vez que queremos entender melhor o contexto de cada milagre que Jesus fez, todavia, o mais importante é compreender que Jesus pode nos purificar de qualquer enfermidade, e mais importante ainda: Ele nos purifica de todo pecado.

A primeira questão, antecipamos que não há resposta convincente. Por mais que tentemos analisar com o fim de tentar descobrir onde Jesus se encontrava naquele momento não chegaremos a nenhuma conclusão definitiva. Nenhum historiador, nem arquiólogo, nem geólogo consegue elucidar esta questão. Jesus proferiu o chamado “sermão do monte”, narrado desde o capítulo 5 de Mateus, e agora (no Cap 8) está descendo desse mesmo monte. Mas a Bíblia não relata o nome de tal elevação; nem por Mateus, ou Marcos, muito menos por Lucas, que são os três evangelistas que narram esta mesma história. Denominamos esse monte de “Monte das Beatitudes” ou “Monte das Bem-aventuranças”, um nome fictício para um local real. Real, porém, não devidamente localizado devido à falta de informações mais detalhadas. Como já demos a entender, esta curiosidade não é de vital importância. Há muito mais com que se preocupar.

A multidão espremia Jesus. Não permitia que Ele andasse livremente. Lucas 1:45 nos diz: “Porque a multidão que o espremia já era grande demais. Ele não podia mais entrar publicamente em uma cidade”. Este era um dos motivos pelo qual o Mestre não desejava que as pessoas que Ele ajudava divulgassem Seus milagres; outro motivo: Jesus não estava interessado que as pessoas O seguissem simplesmente pelo que Ele fazia ou pelo que Ele era capaz de proporcionar a elas. Ainda hoje, o Seu desejo é que as pessoas que O seguem, O sigam de coração, pois o Deus que nos ama desinteressadamente também deseja que nós O amemos sem interesse algum. Mas a multidão já O seguia onde quer que Ele fosse. Ele desejava andar pelas cidades livremente, visitando as pessoas realmente necessitadas. Mas uma grande multidão interesseira e egoísta já O seguia, e impedia Sua circulação.

Essas pessoas interesseiras e egoístas mudavam facilmente de opinião. Num momento aplaudia o Mestre e o venerava como o Deus que Ele é, mas em outra ocasião pediram que Ele fosse crucificado. Jesus não desejava ser um “pop star”, não queria ser uma estrela, mesmo porque Ele já é Deus, e isto ninguém pode tirar dEle. O Deus que se despojou de toda a Sua glória, naquele momento desejava anonimato e não popularidade. Mas Ele já sabia que seria assim, e não perdeu oportunidade, mas cumpriu a missão pela qual estava no mundo. Hoje podemos desfrutar dessa iniciativa divina através da graciosa salvação.

Você já faz parte de uma multidão que segue a Jesus? Se você ainda não faz parte desse povo que vai morar no céu, está perdendo o seu precioso tempo. Mas se você faz parte dessa multidão de salvos, glória a Deus por isso. Mas você já parou para pensar por que você segue a Cristo? Você é uma pessoa interesseira e egoísta que segue a Jesus porque deseja as bênçãos que Ele pode lhe dar? Ou você é um crente que ama a Jesus incondicionalmente, e se envolve com tudo aquilo que Ele se envolveu? Isto é, você cumpre aquilo que Jesus pede que você faça ou você apenas não faz aquilo que Ele não quer que você faça?

Pense bem e descubra a que tipo de multidão você faz parte. Faça parte da multidão de adoradores que vai morar no céu. Mas faça parte também da multidão de adoradores que bem representa Jesus aqui na terra. Lembre-se: você deve ser um cidadão do céu que está aqui nesta pátria terrestre comissionado por Jesus. Você não deve se importar demasiadamente com os bens, costumes e valores vivenciados nesta terra. Mas deve se importar com a “pátria” que representa. Jesus conta com você. Nós não podemos decepcioná-Lo sempre.

O homem que se aproximou de Jesus em espírito de adoração era um excluído social e uma pessoa ritualmente impura. Ele se considerava insignificante, indigno de qualquer crédito. Mas teve coragem de ir até Jesus, e Jesus o valorizou, isso porque Ele quer o melhor para todos nós. Aquele que tudo pode, tudo sabe e tudo vê valoriza você, do jeito que você é. Você pode se considerar uma pessoa sem nenhum valor, indigna de qualquer crédito. Mas para Jesus você tem valor, pra Ele você vale muito. Foi por você que Ele veio à terra morrer pelos seus pecados. Ele veio com um objetivo, e o Seu principal objetivo é salvar você.

“Se quiseres, Tu podes”. Estas foram as palavras do adorador anônimo. Ele acreditava, tinha fé que Jesus era poderoso para fazer tudo que desejasse. Jesus assim o fez, conforme a sua fé. Ele continua a fazer. Jesus ainda faz milagres, Ele ainda transforma vidas, Ele ainda salva. Ele quer te salvar, mas você também tem que querer, tem que desejar estar para sempre com Jesus.

Jesus respondeu ao leproso: “Quero. Sê limpo”. O homem foi limpo imediatamente, ele foi limpo fisicamente. Jesus quer que você seja limpo fisicamente, mas também deseja que você seja limpo espiritualmente. Por isso, o mandou apresentar-se ao sacerdote com as ofertas que Moisés havia estipulado. Lv 15:14 esclarece quais são estas ofertas: duas rolas ou dois pombinhos, sendo uma pelo pecado e outra em holocausto. As orientações de Jesus não foram à toa. Aliás, Jesus nunca faz nada por acaso. Ele conhecia o coração daquele homem, assim como conhece também o nosso coração. Jesus o havia limpado fisicamente, mas aquela pessoa precisava fazer sua parte. Ele só precisava obedecer. Mas ele fez justamente o contrário.

Aquele homem que teve seu corpo totalmente purificado de uma lepra não levou a oferta que representaria a purificação de seus pecados, nem levou uma oferta de gratidão, e ainda andou por toda a cidade “dando com a língua nos dentes”. Infelizmente o ser humano age quase sempre dessa forma, é desobediente e ingrato. Felizmente temos um Deus que tudo perdoa. Ele só exige uma coisa: arrependimento. Nós somos ganhos por Deus quando nos arrependemos, porque depois do arrependimento vem o perdão, depois do perdão vem necessariamente a gratidão, e com a gratidão, as boas obras, o serviço para Deus, feito sempre de bom grado, buscando a perfeição, embora, sem alcançá-la.

Todos nós, e a todo instante, sempre temos algo a ser purificado por Jesus. Aqueles que dizem que não precisam de Jesus; não sabem, mas são os mais necessitados. Deus se agrada daqueles que se humilham e que são obedientes. Portanto, busque ao Senhor de todo o coração. Jesus, sendo Deus, se destituiu de toda a Sua glória e se fez homem para nos salvar. E por que as pessoas não querem se livrar de seu orgulho? Lembre-se: Jesus não precisa de nenhum de nós, mas tudo o que Ele fez, o fez por amor, porque nos ama e quer nos salvar. Mas nós precisamos dEle. Busque-O enquanto há tempo. Faça jus ao propósito para o qual você foi criado.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações