HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ – Parte 1

INTRODUÇÃO

A teologia cristã, bem como sua história, é inevitável na medida em que as pessoas procuram pensar de modo coerente e inteligente a respeito de Deus. Por isso, a partir desta postagem, trataremos de fazer uma abordagem sucinta da obra do historiador cristão Roger Olson (OLSON, Roger. História da teologia cristã: 2000 anos de tradição e reformas. São Paulo: Vida, 2001).

Tornamos a dizer que aqui trataremos dessa extraordinária história apenas resumidamente. Por isso, aconselhamos aos estudiosos da Palavra de Deus que desejarem aprofundar-se mais nesse assunto a adquirirem o livro acima mencionado.

Tal conhecimento se justifica entre tantos argumentos pelo fato de não existir nenhuma doutrina do cristianismo que tenha surgido do nada, nem por acaso. Cada crença quer seja considerada “ortodoxa” ou “herética” nasceu de um desafio. Além disso, o que as pessoas acreditam afeta o modo como vivem.

O livro aborda as doutrinas, os pensamentos e trajetórias dos teólogos que mais influenciaram a vida dos povos de todos os rincões em cada fase do cristianismo. Mesmo quem nunca ouviu falar de Atanásio, por exemplo, pode estar profundamente influenciado por esse teólogo. Atanásio, entre outras façanhas, compilou a primeira lista autorizada de 66 livros inspirados da Bíblia em 367 a. C.

“Nunca se sabe quando Deus pode golpear violentamente com uma vara torta”. Com esta expressão, Lutero, um dos principais reformadores da Igreja, quer dizer que mesmo um herege pode contribuir de alguma forma para o entendimento cristão apropriado da verdade. Em razão disso, afirmamos que nenhuma teoria deve ser menosprezada.

Não pense que a teologia cristã trata única e exclusivamente das Escrituras, pois veremos que a partir do século II, quando começa a nossa história, a filosofia torna-se a principal interlocutora da teologia. Às vezes, ela parece ser mais que uma simples interlocutora. Muitos teólogos renomados tentaram elaborar uma teologia puramente bíblica, mas não conseguiram. Chegou-se a comentar que a revelação dada por Cristo seria uma complementação ou concretização daquilo que fora pensado por certos filósofos.

Vamos juntos viajar através dos tempos. Garantimos que será um passeio muito edificante, uma vez que a história da teologia cristã é mais do que uma história da humanidade. Ela faz parte da história da interação de Deus com seu povo, o corpo de Cristo.

“O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Pv 1:7).

Que o Senhor nos abençoe nessa jornada.
Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações